Finalmente a França anunciou como o turista de fora da União Europeia poderá ter acesso ao passaporte sanitário (ou passe sanitário) durante visita ao país.
As fronteiras entre Brasil e França foram reabertas no último dia 17 de julho para cidadãos imunizados com vacinas Pfizer, Moderna, Janssen e AstraZeneca. Mas com a implantação do passaporte sanitário, muitos turistas se perguntavam: "como fazer turismo na França sem poder entrar em locais públicos?".
E foi para responder a esta questão que o secretário de Estado encarregado do turismo, Jean-Baptiste Lemoyne, anunciou ontem (10/08) o procedimento para cidadãos de fora da UE obterem o famoso QR code que dá acesso aos lugares públicos como museus, teatro, restaurantes, transporte públicos de longa distância, etc.
Como obter o passe sanitário na França?
- O turista estrangeiro de fora da UE deverá fazer o pedido enviando um e-mail para area3.covid-pass@diplomatie.gouv.fr
- O assunto do e-mail deve conter: PAÍS DE RESIDÊNCIA/SOBRENOME E NOME/DATA DE CHEGADA A FRANÇA (exemplo: Brasil/Ane/10/09/21);
- O Pedido deve ser feito apenas pelos maiores de 18 anos (adolescentes de 12 a 17 anos não precisam do passe sanitário até o dia 30 de setembro/menores de 12 anos por enquanto estão isentos do documento);
DOCUMENTOS A ENVIAR POR EMAIL:
- Certificado de vacinação do SUS com vacinas aprovadas pela UE: Pfizer, Moderna, Janssen e AstraZeneca. Por enquanto a vacina Sinovac, a mais aplicada no Brasil, não vale. Os governos da Europa estão estudando a possibilidade de incluí-la em breve, mas ainda não há previsão de quando;
- Para obter o passe sanitário francês é preciso estar completamente imunizado: Com vacinas de 2 doses é preciso aguardar 7 dias. Para vacina de 1 dose, o caso da Janssen, é preciso aguardar 30 dias antes de obter o passaporte sanitário francês;
- Cópia do passaporte válido;
- Cópia das passagens de avião de ida e volta;
- E o formulário com o pedido devidamente preenchido (versão em inglês ou versão em francês);
- Se viaja em família, cada membro deve enviar o pedido separadamente;
- Tudo deve ser anexado em enviado por e-mail. Os anexos não devem exceder 10MB;
Uma vez o e-mail enviado, seu pedido será analisado e, caso a resposta for positiva, você receberá por e-mail o QR code, que poderá ser utilizado para entrar em locais públicos durante sua viagem à França.
Você poderá apresentar o QR code impresso ou através do aplicativo TousAntiCovid.
O Ministério do turismo francês não divulgou o prazo para análise e envio do passe sanitário, mas recomendou que os pedidos sejam feitos com antecedência.
Leia também: Quais documentos preciso para visitar a França como turista?
Bom dia. Obrigado pelas informações. Só não entendi qual formulário enviar. Onde o obtém? Qual é?
ResponderExcluirOlá André. Basta clicar na postagem no link VERSÃO EM INGLES ou VERSÃO EM FRANCÊS para baixar o formulário em pdf.
Excluir