Pular para o conteúdo principal

Greve geral na França dia 5 de dezembro: O quê para?

Em 1995 greve geral paralisou a França por 2 meses em meio. 
Se você tem viagem marcada à França no mês de dezembro é melhor ficar atento ao movimento de greve geral com previsão de início no dia 5 de dezembro e que pode durar dias ou semanas, como a grande greve geral de 1995, que paralisou a França por mais de 2 meses. Por enquanto, é melhor se prevenir para os dias 4, 5, e 6 de dezembro, quando o movimento grevista deve começar com força total.

A maior parte dos sindicatos franceses espera uma mobilização de grande adesão, principalmente no setor de transportes, que deve ser duramente afetado pelo movimento. A greve tem como objetivo se opor a reforma das aposentadorias proposta pelo governo do presidente Emmanuel Macron. Pelo texto da reforma, várias categorias com regimes especiais, perderiam vantagens e teriam que trabalhar mais tempo antes de se aposentar. 

Mas quais os setores que serão afetados pela greve do dia 5 de dezembro na França? 

Transportes públicos


Estima-se que os trabalhadores do transporte público vão aderir em massa ao movimento grevista. Trens, ônibus, metrôs e até o TVG (trem de alta velocidade) devem ser paralisados. Em Paris, o governo está tentando assegurar com os grevistas um serviço mínimo, mas até agora, em virtude da grande adesão ao movimento, a previsão é de que a maioria das linhas de metrô de Paris, asseguradas pela empresa RATP, parem de funcionar. Os trens RER também devem parar. 

Aeroportos


A adesão de controladores de voo não foi muito intensa. A previsão é que o serviço mínimo seja assegurado nos aeroportos, o que pode, mesmo assim, provocar anulações e atrasos em vários aeroportos do país. Vários sindicatos que representam os funcionários da Air France solicitaram aos funcionários a adesão em massa ao movimento.

Transporte de cargas


Além do transporte público, sindicatos de caminhoneiros também estão se mobilizando para parar no próximo dia 5 de dezembro, o que pode atrasar entregas de mercadorias e alimentos em plena época de natal. 

Correios - O La Poste, serviço de correspondências público/privado da França também promete adesão ao movimento grevista do 5 de dezembro. Aliás, o La Poste já está em movimento de greve há algumas semanas. 

Educação - Quem também promete parar no dia 5 de dezembro são os professores e estudantes. Os profissionais de educação temem que a reforma possa afetar suas aposentadorias. Já os estudantes prometem também entrar em greve pra denunciar a precariedade em que muitos vivem, além de solicitarem um aumento das bolsas de estudo. Recentemente, um estudante de Lyon tentou se suicidar por não conseguir viver com a ajuda de custo oferecida pelo Estado, fato que causou grande comoção nacional. Hoje na França, 20% dos estudantes vivem na linha da pobreza e pouco mais de 50% precisam conciliar trabalho e estudo.

Hospitais - Já em movimento de greve há várias semanas para denunciar a falta de recursos dos hospitais públicos, médicos, enfermeiros e outros profissionais de saúde também devem aderir a greve do 5 de dezembro. Apenas o serviço mínimo será assegurado. 

Polícia - Alguns sindicatos de policiais informaram que parte dos profissionais internos devem aderir ao movimento de greve, afetando serviços como investigações e boletins de ocorrência. Algumas delegacias também poderão ser fechadas. 

Coletes amarelos - apesar da baixa adesão, os coletes amarelos continuam se manifestando na França há mais 1 ano. Eles também prometem aderir ao movimento de greve, o que pode afetar o funcionamento de empresas privadas. 

Negociações - O governo vem tentando negociar com os sindicatos, mas sem sucesso. Ontem, 3 grandes sindicatos que estavam em cima do muro saíram decepcionados da sala de reunião. Por enquanto a previsão é de que se o governo não recuar, a greve vai mesmo acontecer. Por isso, se você tem viagem marcada a França em dezembro (ou mora na França e pretende viajar nesta época) fique atento as notícias antes de decidir reorganizar sua viagem ou não. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você conhece o site mais famoso de anúncios da França?

Leboncoin é o site onde os franceses anunciam de tudo Existe um site de anúncio que faz um estrondoso sucesso em toda a França, o Leboncoin.fr. É neste site que os franceses anunciam de tudo, serviços, produtos novos ou usados. No Leboncoin você encontra desde carros, a compra e aluguel de imóveis, eletrônicos, celulares, móveis, cds, revistas, dvds, roupas e tudo que você possa imaginar. É como se fosse uma espécie de "Mercado Livre" francês. O bacana do site é que ele é totalmente gratuito e toda a França o conhece. Quando um francês quer vender algo, corre pra lá para anunciar, o que faz o site ter mais de 25 milhões de anúncios, com produtos e serviços variados.  Outra coisa legal do Leboncoin é que os anúncios são verificados por uma equipe do site e ficam online por no máximo 2 meses. Claro que como qualquer site de venda, você precisa ter algumas precações antes de pagar. Mas geralmente, as pessoas que anunciam no Leboncoin recebem os compra...

Casamento ou PACs na França: como obter meu 1º Titre de Sejour?

Modelo Carte de Séjour. Imagem retirada de site do governo francês Após um mês de férias no Brasil, estou voltando com nosso Blog. E hoje vou abordar uma questão muito frequente entre os brasileiros que vivem na França: Como tirar meu primeiro "Titre de Séjour" depois de um casamento ou PACs? É possível tirar o Titre de Séjour aqui mesmo na França ou preciso voltar ao Brasil e fazer o pedido lá?  Antes de responder estas e outras questões, vamos primeiro explicar o que é o famoso Titre ou Carte de Séjour. Ele é nada mais nada menos, que o documento de identidade do estrangeiro na França. Resumindo, a autorização que você tem para viver legalmente no país, trabalhar, ter acesso à saúde, educação, etc.  Todo brasileiro (a) que casa com um francês (a) ou faz o PACs (correspondente a união civil no Brasil), tem o direito de pedir seu Titre de Séjour por Vida Privada e Familiar (Vie Privé et Familiale). A lei vale inclusive para casais do mesmo sexo, já que o casa...

Carte Vitale: saiba como funciona o sistema de saúde na França

Modelo de carte Vitale A França é um dos países da Europa (e do mundo), onde o sistema de saúde pública é de qualidade e acessível a todo mundo. A palavra mais propícia para definir o sistema de saúde da França é igualdade. Rico ou pobre, todos são atendidos com igualdade pelo mesmo sistema. Também não importa se você é francês ou estrangeiro, o direito ao acesso à saúde é universal e igual para todos.  Para ter acesso ao sistema de saúde da França você precisa ter uma carta Vitale , com um número de sécurité sociale . Este documento contem informações importantes sobre suas origens, nascimento, sexo, etc. É através dele que funciona todo sistema de saúde e de segurança social do país, como direitos trabalhistas, aposentadorias, etc. Se você é estrangeiro em situação regular na França, precisa se dirigir a caisse d'Assurance Maladie (CPAM) da sua cidade para solicitar seu número de sécurité sociale e sua carta vitale. Estrangeiros em situação irregular também podem se...