Pular para o conteúdo principal

40% dos parisienses não acham a Champs-Élysées a mais bela avenida do mundo

                                                                                                                                                           Imagem Pixabay por David Marc
Milhares de carros e turistas circulam todos os dias pela Champs-Élysees, em Paris
Se para os turistas, a Champs-Élysées é mais bela avenida do mundo, pelo menos para os parisienses, este título está longe de ser uma unanimidade. Uma pesquisa encomenda por um comitê de arquitetos, revela que 94% dos moradores de Paris tem uma visão negativa da avenida. Deste total, 40% estimam que a Champs-Élysées não merece o título de avenida mais bela do mundo. 

Com dois quilômetros de extensão, a Champs-Élysées é uma via extremamente movimentada que corta o centro da capital francesa.  Estima-se que mais 65 mil carros circulem diariamente pela via. 

Além da grande circulação viária, é na Champs-Élysées e nos seus arredores que se concentram monumentos importantes, como o Arco do Triunfo, o Obelisco, o Grand Palais, o famoso Jardim de Tuileries e o Louvre. Isso sem falar no comércio de luxo misturado a redes de restaurantes fast-foods e lojas de departamento, que fazem desta região de Paris uma das mais movimentadas durante o dia. 

É provavelmente esta fusão de turismo descontrolado e lojas de luxo inacessíveis a maior parte dos parisienses que fazem a avenida perder seu charme. Para 71% dos parisienses entrevistados, a Champs-Élysées é muito turística. Outros 21% consideram a avenida extremamente barulhenta. Eventos como manifestações violentas nos último meses, contribuíram ainda para que os parisienses entrevistados relacionassem a avenida a adjetivos como "barulhenta", "estressante", "artificial" e "perigosa". 

Projeto pretende requalificar Champs-Élysées para jogos Olímpicos de 2024


A percepção pessimista dos parisienses com relação a Champs-Élysées poderá resultar em mudanças, pelo menos é o que pretende um grupo de arquitetos que fazem parte de um comitê local. A ideia é requalificar toda a avenida, diminuindo a circulação de veículos (2 vias ao invés das 4 atuais), criação de grandes jardins e ampliação das calçadas. O projeto da nova Champs-Élysée, que deverá ser entregue até os jogos Olímpicos de 2024 foi apresentado nesta quarta-feira (10). 

"A ideia do projeto é reduzir a circulação de veículos na Champs-Élysées, tornando-a mais atrativa aos pedestres" -explica Philippe Chiambaretta, um dos arquitetos responsáveis pelo projeto da  nova avenida. 

Veja abaixo o projeto apresentado:


Atualmente a Champs-Élysées possui 4 vias para veículos. A ideia do novo projeto é tornar a avenida acessível aos pedestres. Para isso, a pista será reduzida a 2 vias, que poderão ser totalmente fechadas em alguns horários do dia, como nos fins de semana e horários das refeições. 


As calçadas deverão ser mais amplas e integradas a grandes jardins. De acordo com o projeto, tudo será modificado de acordo a luz do sol: o lado mais ensolarado da avenida acolherá principalmente cafés e restaurantes. 


Um dos símbolos da Champs-Élysées, o Arco do Triunfo será finalmente integrado a avenida. A caótica giratória ao redor do monumento dará espaço a áreas de lazer, que serão modificadas a cada estação: no inverno uma pista de patinação, na primavera grandes jardins e no verão a promessa é de levar o Paris Plage à mais bela avenida do mundo. 

E você, curtiu as mudanças? Concorda com o parisienses ou é mais otimista com relação a Champs-Élysées? Não hesite a deixar seu comentário e a nos seguir das redes sociais. Nosso Instagram é o @viverparis. Para nos curtir no Facebook, basta clicar neste link

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você conhece o site mais famoso de anúncios da França?

Leboncoin é o site onde os franceses anunciam de tudo Existe um site de anúncio que faz um estrondoso sucesso em toda a França, o Leboncoin.fr. É neste site que os franceses anunciam de tudo, serviços, produtos novos ou usados. No Leboncoin você encontra desde carros, a compra e aluguel de imóveis, eletrônicos, celulares, móveis, cds, revistas, dvds, roupas e tudo que você possa imaginar. É como se fosse uma espécie de "Mercado Livre" francês. O bacana do site é que ele é totalmente gratuito e toda a França o conhece. Quando um francês quer vender algo, corre pra lá para anunciar, o que faz o site ter mais de 25 milhões de anúncios, com produtos e serviços variados.  Outra coisa legal do Leboncoin é que os anúncios são verificados por uma equipe do site e ficam online por no máximo 2 meses. Claro que como qualquer site de venda, você precisa ter algumas precações antes de pagar. Mas geralmente, as pessoas que anunciam no Leboncoin recebem os compra...

Casamento ou PACs na França: como obter meu 1º Titre de Sejour?

Modelo Carte de Séjour. Imagem retirada de site do governo francês Após um mês de férias no Brasil, estou voltando com nosso Blog. E hoje vou abordar uma questão muito frequente entre os brasileiros que vivem na França: Como tirar meu primeiro "Titre de Séjour" depois de um casamento ou PACs? É possível tirar o Titre de Séjour aqui mesmo na França ou preciso voltar ao Brasil e fazer o pedido lá?  Antes de responder estas e outras questões, vamos primeiro explicar o que é o famoso Titre ou Carte de Séjour. Ele é nada mais nada menos, que o documento de identidade do estrangeiro na França. Resumindo, a autorização que você tem para viver legalmente no país, trabalhar, ter acesso à saúde, educação, etc.  Todo brasileiro (a) que casa com um francês (a) ou faz o PACs (correspondente a união civil no Brasil), tem o direito de pedir seu Titre de Séjour por Vida Privada e Familiar (Vie Privé et Familiale). A lei vale inclusive para casais do mesmo sexo, já que o casa...

Carte Vitale: saiba como funciona o sistema de saúde na França

Modelo de carte Vitale A França é um dos países da Europa (e do mundo), onde o sistema de saúde pública é de qualidade e acessível a todo mundo. A palavra mais propícia para definir o sistema de saúde da França é igualdade. Rico ou pobre, todos são atendidos com igualdade pelo mesmo sistema. Também não importa se você é francês ou estrangeiro, o direito ao acesso à saúde é universal e igual para todos.  Para ter acesso ao sistema de saúde da França você precisa ter uma carta Vitale , com um número de sécurité sociale . Este documento contem informações importantes sobre suas origens, nascimento, sexo, etc. É através dele que funciona todo sistema de saúde e de segurança social do país, como direitos trabalhistas, aposentadorias, etc. Se você é estrangeiro em situação regular na França, precisa se dirigir a caisse d'Assurance Maladie (CPAM) da sua cidade para solicitar seu número de sécurité sociale e sua carta vitale. Estrangeiros em situação irregular também podem se...