Pular para o conteúdo principal

Semana de greves na França. Saiba que setores devem ser afetados:


A tentativa do governo francês de mudar a lei do trabalho através de decreto vem causando um grande debate e manifestações sociais em toda a França. Após a greve de várias refinarias, o que deixou inúmeras regiões do país sem combustível (situação que está sendo contornada aos poucos pelo governo), agora é a vez dos funcionários do setor de transportes cruzarem os braços. Trens e  metrôs já começaram a funcionar parcialmente a partir de hoje (01) em Paris. Já os controladores aéreos, devem cruzar os braços no próximo final de semana (dias 3, 4 e 5 de junho). 

Em Paris, a greve vem causando prejuízos. O setor do turismo, que já tinha sido abalado pelos atentados, está vendo o número de turistas (internos e estrangeiros) desabar. Hotéis e restaurantes, estimam uma perda entre 25 a 50% depois do início das greves. 

Por enquanto, o governo diz que não vai ceder. Portanto, as greves devem continuar e se você vive em Paris ou está vindo passar férias, é melhor ficar por dentro do calendário das greves:

Trens e metrôs 

A RATP (empresa que administra o metrô de Paris) diz que poucos funcionários aderiram à greve. Eles acreditam que haverão poucas perturbações no tráfego de metrôs. Já pra quem precisa se locomover de trem para fora de Paris , os transtornos serão maiores:

O RER A deve funcionar normalmente;
Os RER B, D e E devem funcionar apenas com 1/3 da frota;
O RER C deve ser paralisado em 60% das viagens. 
Os TER terá 50% da frota paralisada;
Os TGV (trens de alta velocidade) paralisarão 40% das viagens;
EuroStar e Alleo funcionam com 100% da frota;
Thalys vai suprimir 60% das viagens;
Os trens que vão para a Itália e para a Espanha funcionam com apenas 1/3 da frota.

Se você está de férias em Paris, evite sair no horário de rush. Tente sair mais cedo e se informar nas estações (ou site da SNCF) sobre os horários dos trens. 

Aviação civil 

Os funcionários do setor de aviação, principalmente os controladores aéreos, devem cruzar os braços no próximo final de semana (a partir do dia 03 de junho). Alguns voos podem ser cancelados (Os sindicatos estimam que 50% dos voos em Paris serão cancelados, mas a informação ainda não foi confirmada). Se você tem viagem marcada para esta data, verifique com sua companhia aérea se seu voo está mantido. 

Postos de combustível

O governo vem conseguindo driblar a greve das refinarias disponibilizando o combustível de reserva do país, suficiente para abastecer a França por 2 meses. Hoje, 5% dos postos de combustível estão fechados na França. Isso significa que 500 postos pararam de funcionar. A França possui 11.500 postos de combustível. Em Paris, pouquíssimos postos foram afetados.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você conhece o site mais famoso de anúncios da França?

Leboncoin é o site onde os franceses anunciam de tudo Existe um site de anúncio que faz um estrondoso sucesso em toda a França, o Leboncoin.fr. É neste site que os franceses anunciam de tudo, serviços, produtos novos ou usados. No Leboncoin você encontra desde carros, a compra e aluguel de imóveis, eletrônicos, celulares, móveis, cds, revistas, dvds, roupas e tudo que você possa imaginar. É como se fosse uma espécie de "Mercado Livre" francês. O bacana do site é que ele é totalmente gratuito e toda a França o conhece. Quando um francês quer vender algo, corre pra lá para anunciar, o que faz o site ter mais de 25 milhões de anúncios, com produtos e serviços variados.  Outra coisa legal do Leboncoin é que os anúncios são verificados por uma equipe do site e ficam online por no máximo 2 meses. Claro que como qualquer site de venda, você precisa ter algumas precações antes de pagar. Mas geralmente, as pessoas que anunciam no Leboncoin recebem os compradores em casa

Carte Vitale: saiba como funciona o sistema de saúde na França

Modelo de carte Vitale A França é um dos países da Europa (e do mundo), onde o sistema de saúde pública é de qualidade e acessível a todo mundo. A palavra mais propícia para definir o sistema de saúde da França é igualdade. Rico ou pobre, todos são atendidos com igualdade pelo mesmo sistema. Também não importa se você é francês ou estrangeiro, o direito ao acesso à saúde é universal e igual para todos.  Para ter acesso ao sistema de saúde da França você precisa ter uma carta Vitale , com um número de sécurité sociale . Este documento contem informações importantes sobre suas origens, nascimento, sexo, etc. É através dele que funciona todo sistema de saúde e de segurança social do país, como direitos trabalhistas, aposentadorias, etc. Se você é estrangeiro em situação regular na França, precisa se dirigir a caisse d'Assurance Maladie (CPAM) da sua cidade para solicitar seu número de sécurité sociale e sua carta vitale. Estrangeiros em situação irregular também podem se

Casamento ou PACs na França: como obter meu 1º Titre de Sejour?

Modelo Carte de Séjour. Imagem retirada de site do governo francês Após um mês de férias no Brasil, estou voltando com nosso Blog. E hoje vou abordar uma questão muito frequente entre os brasileiros que vivem na França: Como tirar meu primeiro "Titre de Séjour" depois de um casamento ou PACs? É possível tirar o Titre de Séjour aqui mesmo na França ou preciso voltar ao Brasil e fazer o pedido lá?  Antes de responder estas e outras questões, vamos primeiro explicar o que é o famoso Titre ou Carte de Séjour. Ele é nada mais nada menos, que o documento de identidade do estrangeiro na França. Resumindo, a autorização que você tem para viver legalmente no país, trabalhar, ter acesso à saúde, educação, etc.  Todo brasileiro (a) que casa com um francês (a) ou faz o PACs (correspondente a união civil no Brasil), tem o direito de pedir seu Titre de Séjour por Vida Privada e Familiar (Vie Privé et Familiale). A lei vale inclusive para casais do mesmo sexo, já que o casa