As fortes chuvas que atingem Paris desde o final de semana vem causando preocupação às autoridades, pois o rio Sena continua subindo. Se o volume de chuvas previsto se confirmar, o rio Sena deve subir mais de 5 metros e meio até a próxima sexta-feira (3).
De acordo com especialistas, o sinal de alerta está acionado. Eles dizem que pouco mais de 5 metros não causaria grandes transtornos, mas caso o nível do rio passe dos 6 metros, Paris já poderia sentir os efeitos de uma enchente. Passando dos 8 metros (esta possibilidade existe, apesar de pouco provável que seja desta vez), Paris reviveria a grande cheia de 1910, quando o rio Sena subiu inundando diversos bairros e deixando a capital francesa paralisada.
Uma cheia deste porte é muito temida pelos parisienses, pois estações de metrô seriam alagadas, danificando equipamentos e interrompendo o tráfego. Empresas parariam de funcionar. As redes de eletricidade e comunicação, que sãos toda subterrâneas, também poderiam ser afetadas. Isso sem falar nos milhares de parisienses e turistas que ficariam desabrigados. O prejuízo à economia da França seria de bilhões.
Nesta quarta-feira (01), a chuva deu uma trégua em Paris, mas já choveu mais de 180mm desde a madrugada de domingo. Todas as vias mais baixas nas margens do rio Sena foram interditadas. A previsão é de que a chuva continue até o próximo domingo (5).
Próximo a Gare de Austerlitz, em Paris, agora a tarde |
Rio Sena próximo ao Louvre |
As vias mais baixas ao redor do rio Sena foram interditadas |
Comentários
Postar um comentário