Pular para o conteúdo principal

Saldos começam nesta quarta-feira (24/06) em Paris

© todos os direitos da imagem reservados

Um dos momentos mais esperados por parisienses e turistas são os saldos. Duas vezes por ano (um de verão e outro de inverno) eles atraem uma multidão de consumidores às lojas, com promessas de descontos que, em alguns casos, ultrapassam 70%, 80%. Em Paris, o saldo de verão começa nesta quarta-feira (24/06), se estendendo até o próximo dia 04 de agosto.

Confira abaixo algumas dicas de como melhor aproveitar os saldos de Paris:

1 - No primeiro dia -  o primeiro dia de saldos em Paris é uma verdadeira loucura. Tem parisiense que tira o dia de folga no trabalho para se esbaldar nas lojas e aproveitar os preços tentadores. A vantagem de ir no primeiro dia é que você deverá encontrar os produtos desejados no seu tamanho. A desvantagem é a grande quantidade de pessoas nas lojas, o que pode ser bem chatinho se você não curte agitação.

2 - Se organize antes - nada de ir às compras em dúvida do que vai comprar.  Se possível, visite suas lojas preferidas antes do início dos saldos. Pesquise preços, tamanhos (experimente as roupas) e as peças ou produtos que pretende levar. Desta forma você poderá ir direto ao ponto e aproveitar ao máximo as promoções sem se estressar. 

3 - Tamanhos -  o tamanho das roupas pode ser a pedra no sapato de quem deixa para ir às compras na última hora. Nos primeiros dias dos saldos, você tará mais probabilidade de encontrar aquele vestido ou calçado no seu número. Mas não se desespere achando que tudo acaba na primeira semana. Como os saldos duram mais de 1 mês, as lojas tendem a renovar o estoque no início de cada semana. Ou seja, caso não encontre o seu tamanho numa semana, tente na seguinte. 

4 - Internet - além das lojas físicas, as promoções tentadoras se estendem às lojas virtuais. Então não deixe de visitar o site da sua loja preferida durante os saldos. Quem sabe você não encontra no site o seu tamanho ou até mesmo um produto esgotado na loja? A internet também é uma ótima ferramenta para quem está em dúvida do que comprar e para aqueles que pretendem pesquisar os preços. Custa nada dar uma espiadinha nos modelos e produtos que estão em tendência antes de sair a campo com o cartão de crédito na mão, né?

5 - organize seu circuito de compras - Paris é enorme e os saldos estão por toda a cidade. Para aproveitar ao máximo, organize que bairros você deve começar. Se for ao centro de Paris, prefira o transporte público, pois é um inferno consegui vagas de estacionamento nesta época. Já nos centros comerciais (que possuem estacionamento e a maioria é grátis), ir de carro pode ser uma boa ideia, já que você pode guardar as sacolas na mala enquanto compra. Mas atenção, evite deixar suas compras expostas dentro do carro, deixe tudo trancado na mala, na maior discrição... Paris é relativamente segura, mas não precisa dar bandeira, nunca se sabe, né?

6 - Lojas de perfumes -  dificilmente as lojas de perfumes entram em saldo (o que é decepcionante para mim que adoro os perfumes franceses). E quando entram, são poucos os produtos que realmente estão em promoção. Uma forma de aproveitar descontos nestas lojas é ter o cartão de fidelidade, que em algumas ocasiões te dar direito a até 20% de desconto. Sendo turista ou morando em Paris, basta chegar na loja e pedir o cartão de fidelidade no momento da compra. Eles te dão na hora! Outra dica é tentar comprar os "coffrets" que sobraram de datas comemorativas, como natal, dia dos pais, dias das mães, etc, onde você leva, além do seu perfume preferido sabonetes, gels e hidratantes da sua marca predileta, pagando apenas o preço do perfume. 

7 - Não é só roupa - muita gente relaciona saldos apenas à lojas de roupas e calçados. Aqui na França, todos os seguimentos estarão em promoção, como supermercados, viagens, lojas de móveis e eletrônicos, etc. Então... aproveite!!  
 
8 - atenção ao prazo de troca - comprou aquela calça ou sapato por impulso? Quer trocar? Tenho uma má notícia: na França, nenhuma loja é obrigada por lei a trocar mercadoria como roupas ou calçados, salvo se ela estiver com defeito (isso inclui os produtos em saldo). Contudo, a maioria dos comerciantes, almejando um bom relacionamento com o cliente, oferecem um prazo para trocas, que geralmente é de 7 dias. Este prazo está marcado no cupom fiscal. Fique atento para este detalhe e leia bem a nota, pois se não estiver marcado que pode trocar você não vai conseguir efetuar a troca, nem usando o jeitinho brasileiro...
Já para as compras pela internet, o prazo de troca legal é de 14 dias, mesmo para os produtos em saldo. Mas atenção, o envio de volta é a cargo do cliente. 
Para produtos eletrônicos a garantia legal é de 6 meses, podendo se estendida pelo fabricante.
 


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você conhece o site mais famoso de anúncios da França?

Leboncoin é o site onde os franceses anunciam de tudo Existe um site de anúncio que faz um estrondoso sucesso em toda a França, o Leboncoin.fr. É neste site que os franceses anunciam de tudo, serviços, produtos novos ou usados. No Leboncoin você encontra desde carros, a compra e aluguel de imóveis, eletrônicos, celulares, móveis, cds, revistas, dvds, roupas e tudo que você possa imaginar. É como se fosse uma espécie de "Mercado Livre" francês. O bacana do site é que ele é totalmente gratuito e toda a França o conhece. Quando um francês quer vender algo, corre pra lá para anunciar, o que faz o site ter mais de 25 milhões de anúncios, com produtos e serviços variados.  Outra coisa legal do Leboncoin é que os anúncios são verificados por uma equipe do site e ficam online por no máximo 2 meses. Claro que como qualquer site de venda, você precisa ter algumas precações antes de pagar. Mas geralmente, as pessoas que anunciam no Leboncoin recebem os compradores em casa

Carte Vitale: saiba como funciona o sistema de saúde na França

Modelo de carte Vitale A França é um dos países da Europa (e do mundo), onde o sistema de saúde pública é de qualidade e acessível a todo mundo. A palavra mais propícia para definir o sistema de saúde da França é igualdade. Rico ou pobre, todos são atendidos com igualdade pelo mesmo sistema. Também não importa se você é francês ou estrangeiro, o direito ao acesso à saúde é universal e igual para todos.  Para ter acesso ao sistema de saúde da França você precisa ter uma carta Vitale , com um número de sécurité sociale . Este documento contem informações importantes sobre suas origens, nascimento, sexo, etc. É através dele que funciona todo sistema de saúde e de segurança social do país, como direitos trabalhistas, aposentadorias, etc. Se você é estrangeiro em situação regular na França, precisa se dirigir a caisse d'Assurance Maladie (CPAM) da sua cidade para solicitar seu número de sécurité sociale e sua carta vitale. Estrangeiros em situação irregular também podem se

Casamento ou PACs na França: como obter meu 1º Titre de Sejour?

Modelo Carte de Séjour. Imagem retirada de site do governo francês Após um mês de férias no Brasil, estou voltando com nosso Blog. E hoje vou abordar uma questão muito frequente entre os brasileiros que vivem na França: Como tirar meu primeiro "Titre de Séjour" depois de um casamento ou PACs? É possível tirar o Titre de Séjour aqui mesmo na França ou preciso voltar ao Brasil e fazer o pedido lá?  Antes de responder estas e outras questões, vamos primeiro explicar o que é o famoso Titre ou Carte de Séjour. Ele é nada mais nada menos, que o documento de identidade do estrangeiro na França. Resumindo, a autorização que você tem para viver legalmente no país, trabalhar, ter acesso à saúde, educação, etc.  Todo brasileiro (a) que casa com um francês (a) ou faz o PACs (correspondente a união civil no Brasil), tem o direito de pedir seu Titre de Séjour por Vida Privada e Familiar (Vie Privé et Familiale). A lei vale inclusive para casais do mesmo sexo, já que o casa