Pular para o conteúdo principal

8 dicas de onde aproveitar a primavera em Paris

Com o começo da primavera e o início da temporada de sol (mesmo que ainda fraquinho), as atividades ao ar livre são as preferidas dos parisienses. Programas no calor do lar e em museus, por exemplo, ficam um pouco em segundo plano, afinal, não é fácil ficar quase sem a luz e o calor do sol durante os 4 rigorosos meses de inverno (dezembro a março).

É neste início de primavera que os parisienses começam a desabrochar para uma nova forma de viver. O humor melhora, as pessoas sorriem, praticam esportes ao ar livre, se comunicam mais, lotam os terraços dos cafés em busca daquele sol leve e agradável da primavera. Paris fica mais feliz, mais leve, mais colorida e  perfumada pelo desabrochar das árvores e flores.

No início de abril ainda não dar para forrar uma toalha e se estirar com frequência nos gramados dos parques (o friozinho e a chuva nem sempre permite). Mas é possível pegar um sol nos diversos parques e praças de Paris nos dias mais quentes (entenda entre 14ºC a 18ºC, em média, nesta época). 

Nosso blog selecionou os lugares mais bacanas ao ar livre para você aproveitar este início de primavera. Confira:


Champ de Mars - este é o gramado mais visitado de Paris, pois fica ali pertinho do Trócadero e da Torre Eiffel. É mais frequentado por turistas e ideal para tomar um sol durante a primavera. 


Jardin des Tuileries - É um dos jardins mais bonitos de Paris. Fica pertinho do Louvre e da Place de la Concorde. São 25,5 hectares de muito verde e muitas esculturas e em pleno centro de Paris. É bastante frequentado por turistas, mas também por parisienses. Lá você encontra muita gente bonita e descolada. As árvores são espaçadas, existem duas belíssimas fontes com cadeiras ao redor, o que permite se estirar e pegar aquele solzinho básico de primavera.



Jardin de Luxembourg- Situado no bairro 6 de Paris, um dos mais chiques e tradicionais, o Jardim de Luxembourg é a sede do senado francês. Um pouco menor que o Tuileries, possui 23 hectares de pura beleza. É frequentado por turistas e usado como área de lazer da elite parisiense, que não hesita em praticar esportes no local.


Canal de Saint Martin - não está a fim de jardins e parques cheios de turistas? Que tal uma volta nas margens do Canal de Saint Martin? Com 4,56 km, o canal corta bairros boêmios de Paris, como Bastille e o bairro 10 e 11. É frequentado principalmente por jovens franceses cheios de estilo, que aproveitam o inicio da primavera para botar o papo em dia e pegar aquele sol. Se gosta de caminhar ou simplesmente sentar e ver gente, esta é uma boa opção! Ah! O Canal de Saint Martin é também muito frequentado durante a noite.


Parc de la Villette - Localizado no bairro 19 e perto de zonas populares da capital francesa, o Parc de la Villette é uma boa opção para quem deseja conhecer o "povão" e ver Paris por um ângulo diferente da área turística. O La Villette possui 55 hectares, é cortado pelo Canal do l'Ourq e Saint-Denis. Lá você encontra, além da vegetação e gramado gigantesco, museus, teatros, cinemas, restaurantes, bibliotecas, locais para exposições e a famosa Géode (um cinema com visão de 180 graus). O local é super limpo, seguro e organizado. Vale a pena visitar neste início de primavera e durante todo o verão.


Parc des Buttes-Chaumont - localizado na parte mais alta do bairro 19, o Buttes-Chaumont é o parque que você não pode deixar de ir nesta primavera. Frequentado, na sua grande maioria, por parisienses, o parque possui 25 hectares, divididos entre área verde e lagos. Do alto você tem uma vista privilegiada de alguns pontos de Paris. Além de tudo, é um local super romântico para visitar a dois nos dias de primavera...


Place de Voges - Se você não quer sair do centro de Paris, uma boa opção para aproveitar o sol da primavera é na elegante e aconchegante Place de Voges, localizada entre os bairros 4 e 3, bem pertinho do famoso Marais. Ela possui quase 18 metros quadrados e fica em frente a antiga casa do escritor e poeta frances Victor Hugo. Hoje a praça é famosa por suas galerias de arte e apartamentos de alto padrão ao seu redor, chamados "hôtels particuliers".


Bois de Vincennes - se o que você quer mesmo é sair da agitação de Paris, a solução pode ser dar uma volta no Bois de Vincennes, uma espécie de floresta urbana a poucos minutos de Paris e acessível através da linha 1 do metrô. São quase 1 mil hectares de área verde, com parques, lagos, zoológico e até um castelo e uma capela. O local é familiar e ideal para uma caminhada, a prática de esportes ou simplesmente se estirar nos gramados nos dias mais ensolarados. Como o Bois de Vincennes é muito grande, a dica que dou aos iniciantes é ficar na área mais próxima ao castelo. Aos aventureiros, que se percam nas trilhas e aproveitem a a natureza exuberante europeia.


Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você conhece o site mais famoso de anúncios da França?

Leboncoin é o site onde os franceses anunciam de tudo Existe um site de anúncio que faz um estrondoso sucesso em toda a França, o Leboncoin.fr. É neste site que os franceses anunciam de tudo, serviços, produtos novos ou usados. No Leboncoin você encontra desde carros, a compra e aluguel de imóveis, eletrônicos, celulares, móveis, cds, revistas, dvds, roupas e tudo que você possa imaginar. É como se fosse uma espécie de "Mercado Livre" francês. O bacana do site é que ele é totalmente gratuito e toda a França o conhece. Quando um francês quer vender algo, corre pra lá para anunciar, o que faz o site ter mais de 25 milhões de anúncios, com produtos e serviços variados.  Outra coisa legal do Leboncoin é que os anúncios são verificados por uma equipe do site e ficam online por no máximo 2 meses. Claro que como qualquer site de venda, você precisa ter algumas precações antes de pagar. Mas geralmente, as pessoas que anunciam no Leboncoin recebem os compra...

Casamento ou PACs na França: como obter meu 1º Titre de Sejour?

Modelo Carte de Séjour. Imagem retirada de site do governo francês Após um mês de férias no Brasil, estou voltando com nosso Blog. E hoje vou abordar uma questão muito frequente entre os brasileiros que vivem na França: Como tirar meu primeiro "Titre de Séjour" depois de um casamento ou PACs? É possível tirar o Titre de Séjour aqui mesmo na França ou preciso voltar ao Brasil e fazer o pedido lá?  Antes de responder estas e outras questões, vamos primeiro explicar o que é o famoso Titre ou Carte de Séjour. Ele é nada mais nada menos, que o documento de identidade do estrangeiro na França. Resumindo, a autorização que você tem para viver legalmente no país, trabalhar, ter acesso à saúde, educação, etc.  Todo brasileiro (a) que casa com um francês (a) ou faz o PACs (correspondente a união civil no Brasil), tem o direito de pedir seu Titre de Séjour por Vida Privada e Familiar (Vie Privé et Familiale). A lei vale inclusive para casais do mesmo sexo, já que o casa...

Carte Vitale: saiba como funciona o sistema de saúde na França

Modelo de carte Vitale A França é um dos países da Europa (e do mundo), onde o sistema de saúde pública é de qualidade e acessível a todo mundo. A palavra mais propícia para definir o sistema de saúde da França é igualdade. Rico ou pobre, todos são atendidos com igualdade pelo mesmo sistema. Também não importa se você é francês ou estrangeiro, o direito ao acesso à saúde é universal e igual para todos.  Para ter acesso ao sistema de saúde da França você precisa ter uma carta Vitale , com um número de sécurité sociale . Este documento contem informações importantes sobre suas origens, nascimento, sexo, etc. É através dele que funciona todo sistema de saúde e de segurança social do país, como direitos trabalhistas, aposentadorias, etc. Se você é estrangeiro em situação regular na França, precisa se dirigir a caisse d'Assurance Maladie (CPAM) da sua cidade para solicitar seu número de sécurité sociale e sua carta vitale. Estrangeiros em situação irregular também podem se...