Imagem copyright. Todos os direitos reservados |
A minha refeição preferida aqui na França é o café da manhã. Acordar cedo e comer uma "tartine beurre confiture" (pão com manteiga e geleia), feita com pão baguete tradição é o meu maior prazer no início do dia. Acompanho sempre com café quentinho e voilá! Estou pronto para começar a "journée".
O café da manhã dos franceses é basicamente composto por carboidratos e glicídios. No menu: pão baguete, manteiga, geleia de frutas (eu prefiro as feitas em casa), croissants, pão de chocolate, brioches e café (puro ou com leite). São raros os franceses que comem frutas ou sucos logo cedo e alguns substituem o café pelo ricoré, um pó feito de uma raiz com gosto "semelhante" ao café.
Apesar de delicioso, nem sempre o café da manhã dos franceses foi de jeito que conhecemos hoje. O café, por exemplo, só chegou na França no século XIX. Já a manteiga e os pães só se popularizaram depois da segunda guerra mundial.
Um estudo feito pelo Ikea no ano passado, revelou que atualmente apenas 65% dos parisienses tomam o café da manhã. Culpa da correria da vida moderna...
E aqui vai uma dica: prefira comprar baguetes, croissants e pães de chocolate nas boulangeries (padarias) dos bairros, que tem uma preparação totalmente artesanal. Nada de comprar em redes de supermercados, pois são industriais (feitos com massas congeladas) e o gosto não é o mesmo! Ah! e não deixe de pedir ao seu boulanger a baguete "tradition", na minha opinião, mais saborosa que a comum.
Bom dia a todos e bom apetite!
Comentários
Postar um comentário