Pular para o conteúdo principal

Música Francesa: Embarque na "Voyage, Voyage" de Desireless

Desireless no clipe "Voyage Voyage", da década de 1980
No fusca amarelo do meu pai, eu ainda criança, viajando pelo interior de Pernambuco, ouvi pela primeira vez este que é o maior pop hit de sucesso internacional de um cantor (a) francês: "Voyage, Voyage", de Desireless. 

Sem ter muita noção e não entendendo qualquer palavra em francês, embarquei na sonoridade da música, na voz penetrante da interprete, nas batidas eletrônicas, enquanto admirava os canaviais e a mata atlântica pernambucana da pequena janela do fusca. 

Uau! A música tinha energia! As pessoas sentiam a liberdade das palavras mesmo sem entender francês. Talvez foram estas e outras sensações inconscientes que fizeram a canção estourar em todo o planeta na década de 80, inclusive no Brasil.

Mas quem era esta tal de Desireless? Quem era aquela figura de estilo andrógeno e frio, com roupas escuras, cabelo rebelde e com a capacidade artística de causar tantas emoções com uma simples música? 

Nascida em Paris no ano de 1952, a jovem Claudie Fritsch (seu verdadeiro nome) começou a carreira na década de 1970 como estilista . Estudou no Studio Berçot de Paris e chegou a lançar uma coleção chamada Poivre e Sel (Pimenta e Sal). Sem sucesso, resolveu fazer uma viagem à Índia, quando começou a se interessar pela música.

De volta à Paris, trabalhou em vários grupos musicais. Mas foi apenas em 1986, numa parceria com o compositor Jean-Michel Rivat, que a jovem Claudie se transformou em Desireless (nome que significa "sem desejo", em inglês) e estourou com a canção"Voyage, Voyage". 

O estrondoso sucesso internacional da música durou até o ano de 1989, 3 anos após o lançamento. Logo em seguida, Desireless lançou um novo disco, mas que não fez tanto sucesso. Em 1990, após o nascimento da sua filha, abandonou a música por quase uma década e sumiu do show business. 

Desireless em 2014
Dez anos depois, voltou a gravar vários discos, mas nunca com o mesmo sucesso do álbum que a consagrou na década de 80. Seu último trabalho foi feito em 2014, quando lançou um álbum online com 3 canções, que foi vendido apenas no seu site oficial

Então que tal matar a saudade deste ícone da década 80? Convido vocês  a voltarem no tempo e embarcarem na "Voyage Voyage" (Viagem, Viagem) de Desireless:

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você conhece o site mais famoso de anúncios da França?

Leboncoin é o site onde os franceses anunciam de tudo Existe um site de anúncio que faz um estrondoso sucesso em toda a França, o Leboncoin.fr. É neste site que os franceses anunciam de tudo, serviços, produtos novos ou usados. No Leboncoin você encontra desde carros, a compra e aluguel de imóveis, eletrônicos, celulares, móveis, cds, revistas, dvds, roupas e tudo que você possa imaginar. É como se fosse uma espécie de "Mercado Livre" francês. O bacana do site é que ele é totalmente gratuito e toda a França o conhece. Quando um francês quer vender algo, corre pra lá para anunciar, o que faz o site ter mais de 25 milhões de anúncios, com produtos e serviços variados.  Outra coisa legal do Leboncoin é que os anúncios são verificados por uma equipe do site e ficam online por no máximo 2 meses. Claro que como qualquer site de venda, você precisa ter algumas precações antes de pagar. Mas geralmente, as pessoas que anunciam no Leboncoin recebem os compradores em casa

Carte Vitale: saiba como funciona o sistema de saúde na França

Modelo de carte Vitale A França é um dos países da Europa (e do mundo), onde o sistema de saúde pública é de qualidade e acessível a todo mundo. A palavra mais propícia para definir o sistema de saúde da França é igualdade. Rico ou pobre, todos são atendidos com igualdade pelo mesmo sistema. Também não importa se você é francês ou estrangeiro, o direito ao acesso à saúde é universal e igual para todos.  Para ter acesso ao sistema de saúde da França você precisa ter uma carta Vitale , com um número de sécurité sociale . Este documento contem informações importantes sobre suas origens, nascimento, sexo, etc. É através dele que funciona todo sistema de saúde e de segurança social do país, como direitos trabalhistas, aposentadorias, etc. Se você é estrangeiro em situação regular na França, precisa se dirigir a caisse d'Assurance Maladie (CPAM) da sua cidade para solicitar seu número de sécurité sociale e sua carta vitale. Estrangeiros em situação irregular também podem se

Casamento ou PACs na França: como obter meu 1º Titre de Sejour?

Modelo Carte de Séjour. Imagem retirada de site do governo francês Após um mês de férias no Brasil, estou voltando com nosso Blog. E hoje vou abordar uma questão muito frequente entre os brasileiros que vivem na França: Como tirar meu primeiro "Titre de Séjour" depois de um casamento ou PACs? É possível tirar o Titre de Séjour aqui mesmo na França ou preciso voltar ao Brasil e fazer o pedido lá?  Antes de responder estas e outras questões, vamos primeiro explicar o que é o famoso Titre ou Carte de Séjour. Ele é nada mais nada menos, que o documento de identidade do estrangeiro na França. Resumindo, a autorização que você tem para viver legalmente no país, trabalhar, ter acesso à saúde, educação, etc.  Todo brasileiro (a) que casa com um francês (a) ou faz o PACs (correspondente a união civil no Brasil), tem o direito de pedir seu Titre de Séjour por Vida Privada e Familiar (Vie Privé et Familiale). A lei vale inclusive para casais do mesmo sexo, já que o casa