Pular para o conteúdo principal

É seguro ir para a manifestação de domingo em homenagem às vítimas dos atentados?

Manifestação em homenagem às vítimas do atentado na Place de la République, em Paris

Os parisienses preparam uma grande manifestação neste domingo (11) em homenagem às vítimas do atentado que matou cartunistas  da revista Charlie Hebdo, além de jornalistas, um policial e reféns. A manifestação está marcada para começar por volta das 15 horas e deve passar pelos Boulevard Voltaire, pela Place de Bastille e Nation.

Mas é seguro participar desta manifestação? De acordo com vários jornais franceses, entre eles o Le Figaro, não é aconselhável participar de manifestações com grande número de pessoas, sem que a polícia tenha elucidado 100% a autoria dos atos terroristas. 

"Esta manifestação é um verdadeiro problema. Eu não sou responsável. Visto o contexto e sabendo que todos os suspeito podem ainda não ter sido identificados, a decisão de manter esta manifestação me deixa perplexo. Seria mais prudente adiar este evento alguns dias" - disse ao Le Fígaro uma alta fonte anti terrorista ligada ao Palácio de Justiça de Paris, acrescentando que a segurança estará reforçada, mas que não tem como garantir 100% de segurança aos participantes.

Segurança em Paris - Desde os atentados que se iniciaram no início da semana, as ruas de Paris estão com segurança reforçada e o nível de vigilância é considerado máximo. Mais de 83 mil policiais, além de homens do exército, fazem a segurança em todo o pais, especialmente em Paris. O jornal francês Le Parisien classifica o efetivo como inédito.

Devo sair nas ruas ou adiar minha visita à Paris? 

Sim,você pode sair nas ruas normalmente e NÃO deve adiar sua viagem à Paris por medo. Como foi dito, a segurança está reforçada. Nunca vi tanta polícia nas ruas, metrôs, aeroportos, etc. Além disso, existe certo exagero e sensacionalismo da imprensa internacional com relação aos atentados. Não acreditem nestas notícias exageradas de que Paris está parada, que as ruas estão vazias, que o clima é de terror. Apesar do trauma (os franceses não estão acostumados a sequestros e assassinatos como estes), a vida segue normalmente na cidade luz. 

Agora, evitar grandes aglomerações, apenas como precaução, como a manifestação de amanhã, eu sinceramente acho prudente.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você conhece o site mais famoso de anúncios da França?

Leboncoin é o site onde os franceses anunciam de tudo Existe um site de anúncio que faz um estrondoso sucesso em toda a França, o Leboncoin.fr. É neste site que os franceses anunciam de tudo, serviços, produtos novos ou usados. No Leboncoin você encontra desde carros, a compra e aluguel de imóveis, eletrônicos, celulares, móveis, cds, revistas, dvds, roupas e tudo que você possa imaginar. É como se fosse uma espécie de "Mercado Livre" francês. O bacana do site é que ele é totalmente gratuito e toda a França o conhece. Quando um francês quer vender algo, corre pra lá para anunciar, o que faz o site ter mais de 25 milhões de anúncios, com produtos e serviços variados.  Outra coisa legal do Leboncoin é que os anúncios são verificados por uma equipe do site e ficam online por no máximo 2 meses. Claro que como qualquer site de venda, você precisa ter algumas precações antes de pagar. Mas geralmente, as pessoas que anunciam no Leboncoin recebem os compradores em casa

Carte Vitale: saiba como funciona o sistema de saúde na França

Modelo de carte Vitale A França é um dos países da Europa (e do mundo), onde o sistema de saúde pública é de qualidade e acessível a todo mundo. A palavra mais propícia para definir o sistema de saúde da França é igualdade. Rico ou pobre, todos são atendidos com igualdade pelo mesmo sistema. Também não importa se você é francês ou estrangeiro, o direito ao acesso à saúde é universal e igual para todos.  Para ter acesso ao sistema de saúde da França você precisa ter uma carta Vitale , com um número de sécurité sociale . Este documento contem informações importantes sobre suas origens, nascimento, sexo, etc. É através dele que funciona todo sistema de saúde e de segurança social do país, como direitos trabalhistas, aposentadorias, etc. Se você é estrangeiro em situação regular na França, precisa se dirigir a caisse d'Assurance Maladie (CPAM) da sua cidade para solicitar seu número de sécurité sociale e sua carta vitale. Estrangeiros em situação irregular também podem se

Casamento ou PACs na França: como obter meu 1º Titre de Sejour?

Modelo Carte de Séjour. Imagem retirada de site do governo francês Após um mês de férias no Brasil, estou voltando com nosso Blog. E hoje vou abordar uma questão muito frequente entre os brasileiros que vivem na França: Como tirar meu primeiro "Titre de Séjour" depois de um casamento ou PACs? É possível tirar o Titre de Séjour aqui mesmo na França ou preciso voltar ao Brasil e fazer o pedido lá?  Antes de responder estas e outras questões, vamos primeiro explicar o que é o famoso Titre ou Carte de Séjour. Ele é nada mais nada menos, que o documento de identidade do estrangeiro na França. Resumindo, a autorização que você tem para viver legalmente no país, trabalhar, ter acesso à saúde, educação, etc.  Todo brasileiro (a) que casa com um francês (a) ou faz o PACs (correspondente a união civil no Brasil), tem o direito de pedir seu Titre de Séjour por Vida Privada e Familiar (Vie Privé et Familiale). A lei vale inclusive para casais do mesmo sexo, já que o casa