Manifestação em homenagem às vítimas do atentado na Place de la République, em Paris |
Os parisienses preparam uma grande manifestação neste domingo (11) em homenagem às vítimas do atentado que matou cartunistas da revista Charlie Hebdo, além de jornalistas, um policial e reféns. A manifestação está marcada para começar por volta das 15 horas e deve passar pelos Boulevard Voltaire, pela Place de Bastille e Nation.
Mas é seguro participar desta manifestação? De acordo com vários jornais franceses, entre eles o Le Figaro, não é aconselhável participar de manifestações com grande número de pessoas, sem que a polícia tenha elucidado 100% a autoria dos atos terroristas.
"Esta manifestação é um verdadeiro problema. Eu não sou responsável. Visto o contexto e sabendo que todos os suspeito podem ainda não ter sido identificados, a decisão de manter esta manifestação me deixa perplexo. Seria mais prudente adiar este evento alguns dias" - disse ao Le Fígaro uma alta fonte anti terrorista ligada ao Palácio de Justiça de Paris, acrescentando que a segurança estará reforçada, mas que não tem como garantir 100% de segurança aos participantes.
Segurança em Paris - Desde os atentados que se iniciaram no início da semana, as ruas de Paris estão com segurança reforçada e o nível de vigilância é considerado máximo. Mais de 83 mil policiais, além de homens do exército, fazem a segurança em todo o pais, especialmente em Paris. O jornal francês Le Parisien classifica o efetivo como inédito.
Devo sair nas ruas ou adiar minha visita à Paris?
Sim,você pode sair nas ruas normalmente e NÃO deve adiar sua viagem à Paris por medo. Como foi dito, a segurança está reforçada. Nunca vi tanta polícia nas ruas, metrôs, aeroportos, etc. Além disso, existe certo exagero e sensacionalismo da imprensa internacional com relação aos atentados. Não acreditem nestas notícias exageradas de que Paris está parada, que as ruas estão vazias, que o clima é de terror. Apesar do trauma (os franceses não estão acostumados a sequestros e assassinatos como estes), a vida segue normalmente na cidade luz.
Agora, evitar grandes aglomerações, apenas como precaução, como a manifestação de amanhã, eu sinceramente acho prudente.
Comentários
Postar um comentário