Pular para o conteúdo principal

Os incivilizados do metrô de Paris

Todo lugar do mundo existem pessoas incivilizadas e em Paris não é diferente, apesar da cidade ser considerada a capital mundial da elegância e do luxo. E é exatamente no metrô, onde os mal educados e "sem noção" mais irritam os cerca de 10 milhões de passageiros que utilizam diariamente o transporte público da cidade luz.

Uma recente pesquisa encomendada pela RATP (companha que administra os metrôs de Paris) identificou as atitudes incivilizadas que mais irritam os passageiros, que vão desde a bloquear a porta do trem, falar alto no celular, comer dentro das locomotivas, além de não ceder lugar a idosos e grávidas. 

Outra atitude incivilizada que irrita os parisienses são os fraudadores, que pulam as catracas sem pagar. a mesma pesquisa da RATP mostrou que 1 em cada 9 entrevistados já presenciaram alguém pulando a catraca, o que gerou um prejuízo de mais de 100 milhões de euros ao sistema de transporte público de Paris apenas no ano de 2013. É claro, que este prejuízo é repassado para as tarifas, que aumentam em média 2,5% ao ano. 

Apesar dos problemas, a RATP comemora uma baixa de 8% das reclamações por incivilidade neste ano e lançou uma campanha, intitulada "Seja civilizado em toda linha", onde animais utilizam o sistema de transporte se comportando mal, como bloqueando o lado esquerdo da escada rolante das estações (que aqui deve ficar livre para quem quer passar rápido) ou comendo dentro dos trens.

Apesar de não concordar que animais sejam incivilizados, acho válido o esforço da RATP para diminuir as atitudes não cidadãs. Além disso, 94% dos parisienses concordam que a RATP realize companhas como estas. 

E você, o que acha sobre o tema? O que te mais te incomoda no metrô de Paris? Participe! Deixe seu comentário. E nosso blog já escreveu o que você não deve fazer no metrô de Paris, caso seja turista e não conheça as regras, confira clicando aqui.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você conhece o site mais famoso de anúncios da França?

Leboncoin é o site onde os franceses anunciam de tudo Existe um site de anúncio que faz um estrondoso sucesso em toda a França, o Leboncoin.fr. É neste site que os franceses anunciam de tudo, serviços, produtos novos ou usados. No Leboncoin você encontra desde carros, a compra e aluguel de imóveis, eletrônicos, celulares, móveis, cds, revistas, dvds, roupas e tudo que você possa imaginar. É como se fosse uma espécie de "Mercado Livre" francês. O bacana do site é que ele é totalmente gratuito e toda a França o conhece. Quando um francês quer vender algo, corre pra lá para anunciar, o que faz o site ter mais de 25 milhões de anúncios, com produtos e serviços variados.  Outra coisa legal do Leboncoin é que os anúncios são verificados por uma equipe do site e ficam online por no máximo 2 meses. Claro que como qualquer site de venda, você precisa ter algumas precações antes de pagar. Mas geralmente, as pessoas que anunciam no Leboncoin recebem os compradores em casa

Carte Vitale: saiba como funciona o sistema de saúde na França

Modelo de carte Vitale A França é um dos países da Europa (e do mundo), onde o sistema de saúde pública é de qualidade e acessível a todo mundo. A palavra mais propícia para definir o sistema de saúde da França é igualdade. Rico ou pobre, todos são atendidos com igualdade pelo mesmo sistema. Também não importa se você é francês ou estrangeiro, o direito ao acesso à saúde é universal e igual para todos.  Para ter acesso ao sistema de saúde da França você precisa ter uma carta Vitale , com um número de sécurité sociale . Este documento contem informações importantes sobre suas origens, nascimento, sexo, etc. É através dele que funciona todo sistema de saúde e de segurança social do país, como direitos trabalhistas, aposentadorias, etc. Se você é estrangeiro em situação regular na França, precisa se dirigir a caisse d'Assurance Maladie (CPAM) da sua cidade para solicitar seu número de sécurité sociale e sua carta vitale. Estrangeiros em situação irregular também podem se

Casamento ou PACs na França: como obter meu 1º Titre de Sejour?

Modelo Carte de Séjour. Imagem retirada de site do governo francês Após um mês de férias no Brasil, estou voltando com nosso Blog. E hoje vou abordar uma questão muito frequente entre os brasileiros que vivem na França: Como tirar meu primeiro "Titre de Séjour" depois de um casamento ou PACs? É possível tirar o Titre de Séjour aqui mesmo na França ou preciso voltar ao Brasil e fazer o pedido lá?  Antes de responder estas e outras questões, vamos primeiro explicar o que é o famoso Titre ou Carte de Séjour. Ele é nada mais nada menos, que o documento de identidade do estrangeiro na França. Resumindo, a autorização que você tem para viver legalmente no país, trabalhar, ter acesso à saúde, educação, etc.  Todo brasileiro (a) que casa com um francês (a) ou faz o PACs (correspondente a união civil no Brasil), tem o direito de pedir seu Titre de Séjour por Vida Privada e Familiar (Vie Privé et Familiale). A lei vale inclusive para casais do mesmo sexo, já que o casa