Pular para o conteúdo principal

Fui convidado por uma família francesa para jantar: como agir?

Você está há algum tempo em Paris (por exemplo), foi convidado pela primeira vez por uma família francesa para jantar e se pergunta: como se comportar? Será que preciso levar alguma coisa? O que será servido? Muitos marinheiros de primeira viagem têm estas dúvidas, por isso o Viver Paris te dar algumas dicas simples para que possa fazer bonito e ter um jantar agradável:

Leve sempre algo - geralmente os franceses não pedem que você leve algo, mas a cultura aqui é sempre levar alguma coisa quando é convidado para um jantar: uma garrafa de vinho, de champanhe ou uma sobremesa. Caso opte por levar uma sobremesa, pergunte ao anfitrião para evitar duas sobremesas diferentes no mesmo jantar. Caso esteja em dúvida, pode levar flores. Os franceses adoram! Evite levar algum prato, a não ser que o anfitrião lhe peça. 

Pratos - na França, as refeições são quase um ritual e podem demorar horas! É um momento social, o qual os franceses não abrem mão. E no meio de conversas, debates e discussões, vários pratos são servidos. Os franceses sempre começam por um aperitivo. Em seguida, passam para a mesa, onde é servida a entrada (geralmente saladas ou sopas). Logo depois vem o prato principal (carnes, peixes ou crustáceos, acompanhados sempre de um carboidrato).  Após o prato principal chegou a hora dos queijos (podem ser servidos vários, acompanhados sempre de mais salada). Após o queijo chegou a hora da sobremesa. E para finalizar (ufa!), café, chá ou uma bebida alcoólica digestiva. Tudo sempre acompanhado de muito vinho! Dica: como existem muitos pratos, a dica é comer pequenas quantidades para poder ir até o final sem precisar pular algum prato.

Posso recusar algum prato que não goste? - geralmente os franceses são muito cuidadosos na hora de preparar o jantar para convidados. Eles procuram saber com antecedência o que você pode ou não pode comer e até mesmo as suas preferências. Mas caso isso não aconteça e seja servido algum prato que você não aprecie, recuse com jeitinho e educação. Eles geralmente não se importam e não vão criar um caso por isso. 

Talheres - diferente do que muitos pensam, os franceses comuns (a esmagadora maioria) não seguem sempre todas as regras de etiquetas com os talheres como vemos nos filmes, a não ser que você esteja num jantar chiquérrimo, de chefes de Estado ou da alta sociedade. Por isso, não se preocupe com isso. Se não souber de algo, pergunte. Se você foi convidado é porque é realmente bem vindo. Os franceses só convidam alguém em casa quando gostam realmente da pessoa. 

Como se comportar? - seja você mesmo. Falando bem ou não francês, participe das conversas. Entre no clima do jantar. Se for um jantar mais animado, seja também animado. Caso seja um jantar mais tranquilo, seja tranquilo. Como dizemos em bom português: dance conforme a música!

Espero que estas simples dicas possam ajudar! Caso tenha dúvidas ou informações adicionais, ou queira compartilhar sua experiência, acrescente-as nos nossos comentários! Bon appétit et bonne soirèe! 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Você conhece o site mais famoso de anúncios da França?

Leboncoin é o site onde os franceses anunciam de tudo Existe um site de anúncio que faz um estrondoso sucesso em toda a França, o Leboncoin.fr. É neste site que os franceses anunciam de tudo, serviços, produtos novos ou usados. No Leboncoin você encontra desde carros, a compra e aluguel de imóveis, eletrônicos, celulares, móveis, cds, revistas, dvds, roupas e tudo que você possa imaginar. É como se fosse uma espécie de "Mercado Livre" francês. O bacana do site é que ele é totalmente gratuito e toda a França o conhece. Quando um francês quer vender algo, corre pra lá para anunciar, o que faz o site ter mais de 25 milhões de anúncios, com produtos e serviços variados.  Outra coisa legal do Leboncoin é que os anúncios são verificados por uma equipe do site e ficam online por no máximo 2 meses. Claro que como qualquer site de venda, você precisa ter algumas precações antes de pagar. Mas geralmente, as pessoas que anunciam no Leboncoin recebem os compradores em casa

Carte Vitale: saiba como funciona o sistema de saúde na França

Modelo de carte Vitale A França é um dos países da Europa (e do mundo), onde o sistema de saúde pública é de qualidade e acessível a todo mundo. A palavra mais propícia para definir o sistema de saúde da França é igualdade. Rico ou pobre, todos são atendidos com igualdade pelo mesmo sistema. Também não importa se você é francês ou estrangeiro, o direito ao acesso à saúde é universal e igual para todos.  Para ter acesso ao sistema de saúde da França você precisa ter uma carta Vitale , com um número de sécurité sociale . Este documento contem informações importantes sobre suas origens, nascimento, sexo, etc. É através dele que funciona todo sistema de saúde e de segurança social do país, como direitos trabalhistas, aposentadorias, etc. Se você é estrangeiro em situação regular na França, precisa se dirigir a caisse d'Assurance Maladie (CPAM) da sua cidade para solicitar seu número de sécurité sociale e sua carta vitale. Estrangeiros em situação irregular também podem se

Casamento ou PACs na França: como obter meu 1º Titre de Sejour?

Modelo Carte de Séjour. Imagem retirada de site do governo francês Após um mês de férias no Brasil, estou voltando com nosso Blog. E hoje vou abordar uma questão muito frequente entre os brasileiros que vivem na França: Como tirar meu primeiro "Titre de Séjour" depois de um casamento ou PACs? É possível tirar o Titre de Séjour aqui mesmo na França ou preciso voltar ao Brasil e fazer o pedido lá?  Antes de responder estas e outras questões, vamos primeiro explicar o que é o famoso Titre ou Carte de Séjour. Ele é nada mais nada menos, que o documento de identidade do estrangeiro na França. Resumindo, a autorização que você tem para viver legalmente no país, trabalhar, ter acesso à saúde, educação, etc.  Todo brasileiro (a) que casa com um francês (a) ou faz o PACs (correspondente a união civil no Brasil), tem o direito de pedir seu Titre de Séjour por Vida Privada e Familiar (Vie Privé et Familiale). A lei vale inclusive para casais do mesmo sexo, já que o casa