A páscoa está chegando e com ela a paixão pelo chocolate. Se você está visitando Paris (ou vive aqui) e ainda tem dúvidas sobre onde e como comprar chocolate de boa qualidade, não se preocupe: este post vai tirar suas dúvidas e lhe auxiliar na melhor escolha, seja qual for o tamanho do seu bolso.
Antes de começar, vale a pena dizer que mesmo nos chocolates mais modestos vendidos aqui na França, você encontrará uma qualidade (na maioria das vezes) bem superior comparada aos vendidos no Brasil. Isso porque existe uma lei na Europa que regulamenta a composição do que podemos chamar de chocolate.
Aqui na Europa, o chocolate ao leite (mais popular no Brasil) deve ter no mínimo 25% de cacau, 14% de leite e 25% de manteiga de cacau: Já o "chocolate noir", que conhecemos como amargo, deve ter no mínimo 43% de cacau, 26% de manteiga de cacau e outros 14% de cacau seco puro.
Esta regulamentação faz com que até mesmo os chocolates vendidos em supermercados aqui na França tenham uma boa qualidade. E algumas marcas, até extrapolam a quantidade mínima exigida por lei e utilizam bem mais cacau nos seus produtos. Obvio, que algumas sutilidades na escolha da matéria prima e preparação do chocolate fazem toda a diferença para os que tem o paladar mais exigente. Abaixo, algumas dicas de como escolher o melhor chocolate aqui em Paris da acordo com sua necessidade:
Lindt Intenso com raspas de laranja é meu preferido |
Dê preferência ao "chocolate noir", mais saudável e saboroso, o verdadeiro chocolate. Mas caso não resista, compre algumas barras ao leite com avelãs inteiras (Noisettes Entières, em francês) . São deliciosos! Evite chocolates com recheios (bombons), pois por lei eles podem conter até 40% do peso total de açúcar e caramelos, além de óleo de palma, que faz super mal a saúde. Evite ainda as marcas dos supermercados, nem sempre são boas, quem diga a marca Carrefour... Ah! pode comprar Nestle sem medo aqui na França, os chocolates são bem melhores comparados aos vendidos no Brasil, apesar de não ser a melhor marca na preferência dos franceses.
Nas chocolatarias - se você quer se dar ao luxo de experimentar um chocolate mais refinado e de melhor qualidade, os chamados "gourmets", escolha uma ou várias "chocolateries" parisienses: São várias opções, como a Jean-Paul-Hévin, Pierre Hérme, Daubave e Gallais, Jaccques Génin, La Maison du Chocolat, Jeff de Bruges, entre outras. Nas chocolatarias você terá a certeza de comprar produtos de qualidade
Chocolates design Jean-Paul-Hévin |
Em Paris, você encontra a Jean-Paul-Hévin bem ao lado da Place de Vendôme (231, Rue Saint Honoré - Paris). E as barras de chocolate são vendidas entre 4 e 6 euros (pesos variados). Os ovos de páscoa, que não fazem tanto sucesso aqui (apenas entre as crianças), podem ser encontrados entre 30 e 100 euros. As caixinhas de chocolates variados custam entre 18 e 200 euros.
Outra boa dica é a rede de chocolatarias Jeff de Bruges. Nesta chocolataria você encontra produtos de qualidade (apesar da produção em maior escala) a preços atrativos. Além das lojas espalhadas por diversos bairros de Paris, a Jeff de Bruges está presente em shoppings e nos aeroportos de Orly e Chales de Gaulle. A caixinha de chocolates variados na Jeff de Bruges custa entre 9,90 e 35 euros.
Comentários
Postar um comentário